Esse livro é uma das melhores, falo sem exagerar, melhores literaturas cristãs de todos os tempos. Escrito por John Bunyan na prisão, ele relata o sonho de um homem chamado Cristão que carrega um enorme fardo nas costas e ao ler um livro, ele vê que ele e sua cidade estão fadados a destruição. O livro trata as pessoas que ele encontra pelo caminho com nomes que atribuem suas qualidades. Ao ouvir o Evangelista de como ele poderia escapar da destruição, lhe indicou o Caminho Estreito. Ele anda com Obstinado que tenta convence-lo de voltar e Volúvel que desiste logo após passar pelo "pântano do desanimo". Foi ajudado por Auxílio a sair desse pântano e orientado a não pegar o caminho mais curto para se achegar a cidade da salvação.
Cristão recebe diversos conselhos no caminho, encontra o sábio segundo o mundo que o faz se desviar, mas ele tem um retorno de volta ao caminho. O autor John Bunyan nos brinda com essa obra. Nela, vemos Cristão vendo outro cristão que estava preso por ter se afastado do caminho e que o próprio Deus lhe negara o arrependimento, como também vemos ele receber as armaduras de Deus para enfrentar o diabo. Ele se encontra com Fiel que apresentou outros perigos da caminhada. Isso me mostra sobre o tratar individual de Deus para com cada filho. Me admirei com outro personagem, o Tagarela. Ele falava contra o pecado, mas não odiava o pecado e num assunto mais profundo, ele se afastava.
Evangelista indica o caminho para Cristão e Fiel e os informou que na próxima cidade, um deles pagaria com a vida. Já fica o spoiler dado, pois os homens da cidade eram maus e tinham ódio ao bem. Cristão foge da prisão que ele e Fiel foram jogados segue a estrada com Esperançoso, cujo o exemplo dele e de Fiel geraram filhos de Deus. Isso me traz a reflexão que ninguém que serve a Jesus, deve andar só na caminhada. Precisamos uns dos outros. Sei que virá gente como Sábio Segundo o Mundo e Tagarela para nos afastarem do Senhor, mas o nosso norte deve ser sempre fitar os olhos em Jesus e nos seus ensinamentos, na Sua Palavra.
Nesse caminho, encontramos aduladores que podem nos levar para redes que nos prendem, mas o importante é abandonarmos a ignorância e seguir como Igreja do Senhor até a morada celestial. Esse livro é superindicado.




