Mais um livro da BTBooks que estou resenhando e talvez esse seja o último livro lido do ano. É incrível o que você pode ler se você não perder tempo com redes sociais. Vamos ao meu método de resenha que é transcrever, até mesmo para minha própria memorização, trechos importantes que me chamaram a atenção:
(Sobre a ética - o ethos e ethô)... "Basicamente podemos afirmar que essas duas palavras significam: costume, hábito, podendo ainda significar caráter, mentalidade, índole". (é a postura por trás da vida)
Trata da ética descritiva: voltado para aquilo que é moralmente aceitável e ética normativa: Onde há a orientação quanto àquilo que é certo e aquilo que é errado dentro do grupo social do qual faz parte.
"A ética cristã se preocupa com as mesmas questões que a ética social: a preservação da vida, a postura do ser humano diante das leis que regem os Estados, etc." (O foco da ética cristã é conservar e salvar a criação).
"A aplicação do conceito da imagem de Deus ao ser humano é o estatuto da igualdade humana e a constituição da humanidade em sociedade."
Os reis antigos fazia estátuas de si mesmos em locais para dizer que aquele reino pertencia a ele.
"Foi nesse sentido que Israel compreendia a sentença imagem e semelhança de Deus, vendo o ser humano como símbolo da própria soberania de Deus sobre a Terra."
Sobre a ética:
"Diante do meio ambiente: devemos levar à sério, e como uma tarefa espiritual, a preservação do meio ambiente."
"Diante do semelhante: o ser humano está acima da criação não-huana, abaixo do criador e em pé de igualdade com o seu semelhante."
"Assim, a ética cristã não pergunta pelo próximo, ela o enxerga no necessitado, ela o procura nos marginalizados e os ampara em Cristo."
O livro tem 19 páginas, você pode ler ele em menos de uma hora e vale a pena.

Nenhum comentário:
Postar um comentário